quinta-feira, 24 de abril de 2014

Violência Doméstica

A violência que ocorre no âmbito familiar , de pessoas que tenham algum tipo de parentesco  de sangue (pai, mãe, filho...) ou  civil (marido, mulher, padastro) é definido como violência doméstica. Nossa diretriz são mulheres que são violentadas no seu próprio lar, que são violentadas fisicamente quando envolve agressão direta, psicologicamente quando envolve agressão verbal, ameaças, gestos e posturas agressivas.

Agressões domésticas acontecem mundialmente independente das classes, gêneros e raças. Violência que faz mais de duas mil vítimas por dia, acreditando-se ter um índice muito mais elevado. As classes mais baixas são as que mais de posicionam sobre a violência doméstica e procuram a intervenção da lei, as classe média e alta nem tanto botando em prática a questão social .


A Violência Doméstica contra a mulher é composta por 4 fases distintas:
1ª) Acúmulo de tensão: a irritabilidade vai aumentando sem razão compreensível a aparente, as discussões se intensificam e surgem agressões verbais.

2ª) Exposição violenta: ocorre o descontrole e a concretização de atos violentos, é nesta fase que ocorrem os insultos e as agressões físicas; geralmente o autor está sob efeito de álcool ou algum outro tipo de substância entorpecente.
3ª) Dúvida e incerteza: momento em que a mulher se sente confusa e desorientada, o autor sente remorso pelas atitudes cometidas, pede perdão, chora, promete mudar, ser amável, bom marido e pai; conseguindo convencer a mulher da mudança.
4ª) De volta ao passado: o reinício de um novo ciclo, uma vez perdoado tem início uma nova fase de irritabilidade com aumento de tensão, o que ocorre a partir do momento que a mulher começa a usar a autonomia recém conquistada; o autor sente a perda do controle sobre a mulher, o que gera um novo ciclo de violência.

Não é necessário esperar uma manifestação agressiva. Dicas para reconhecer um agressor:
- O controlador: quem de nós não conhece aquela história do homem que quer saber se a mulher entra ou sai de casa, com quem está, como está vestida, aonde vai, quanto gastou, se recebeu ou fez ligações e com quem conversou nessas ligações e o que conversou?

- O dono da razão: esteja onde ou com quem for, desvaloriza, desautoriza ou insulta a mulher?
- O reincidente: aquele que já possui antecedente de comportamento violento com outra pessoa, mulher ou não; até agindo com os chamados atos reflexos, que são os atos repentinos e sem sentido (aquele que depois de agirmos, pensamos: “nossa como fui capaz disso?”); atos de crueldade e falta de arrependimento em relação a esses mesmos atos.

Os fatores geradores de violência doméstica mais comuns:
1º desemprego
2º uso de álcool e drogas

3º fácil acesso a armas de fogo


4º abandono e negligência das crianças 

Nenhum comentário:

Postar um comentário