quarta-feira, 23 de abril de 2014

Assédio Moral

      A violência contra o ser  humano é um dos eventos  da bioética de maior relevância, pois, além dos danos físicos e psicológicos que ocasiona, necessita de um grande número de ações para a sua  prevenção e tratamento. Está presente na vida da maioria das pessoas, de todas as idades, em graus variados, sem distinção de raça, credo, sexo ,cultura e classe social. A violência psicológica, entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da auto estima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à auto determinação.
      Consta ainda do Código Penal Brasileiro: a violência sexual pode ser caracterizada de forma física, psicológica ou com ameaça, compreendendo o estupro, a tentativa de estupro, o atentado violento ao pudor e o ato obsceno.  




ASPECTO FILOSÓFICO:   A mulher era tida como um ser inferior e alvo de desprezo. Para são Tomás de Aquino “a mulher só era inferior ao homem enquanto ser natural. Para ele, a alma da mulher tinha o mesmo valor que a do homem. No céu existe a plena igualdade de direitos entre os sexos, pela simples razão que, abandonando o corpo, deixam de existir quaisquer diferenças entre os sexos.” Do ponto de vista histórico brasileiro , a violência contra a mulher ainda é herdeira de uma cultura com raízes em uma sociedade escravocrata, construída a partir do modelo colonizados que aqui se instalou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário